A chegada do bom tempo é o pretexto ideal para passar momentos inesquecíveis de evasão e diversão com a família e os amigos junto à natureza. Nos dias de sol, as celebrações especiais têm lugar no jardim ou no alpendre e os passeios de fim de semana terminam, tantas vezes, em piqueniques saborosos nos parques da cidade! Nestas alturas, todos procuram soluções práticas e descartáveis… que acabam, na maioria das vezes, a poluir os oceanos.
Sabia que todos os anos chegam cerca de 9 milhões de toneladas de plástico aos oceanos, matando 100 mil animais marinhos? Estima-se que até 2050 os oceanos contenham, por peso, mais plástico do que peixes!
Qual é o impacto do plástico descartável nos oceanos?
O flagelo do plástico descartável nos oceanos não é um tema novo, mas, infelizmente, é um problema global cada vez maior e mais preocupante. As consequências, não só para a vida marinha, mas também para a saúde humana e a própria economia, são devastadoras:
- Degradação e perda de habitats;
- Extinção de espécies, por emaranhamento, ingestão e exposição a produtos químicos tóxicos compostos nos plásticos;
- Exposição da população a produtos químicos, através da cadeia alimentar;
- “Pesca fantasma” que causa perdas económicas às comunidades dependentes do mar.
A preservação e conservação dos oceanos é também hôma causa de todos. A pensar em alternativas para um consumo mais sustentável, a hôma lançou uma gama de produtos descartáveis e ecológicos, certificados pelo FSC® (Forest Stewardship Council) que garante uma “gestão florestal ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável”.
Sabia que os talheres, palhinhas e pequenas colheres ocupam o 7.º lugar na lista dos 10 principais artigos de plástico descartável que são encontrados nas margens do mar? Em 8.º lugar estão, também, os copos de bebidas e respetivas tampas.
A gama de produtos descartáveis hôma que engloba pratos, copos, taças e palhinhas 100% eco, biodegradáveis e compostáveis, está disponível em três materiais diferenciados: cartão de fibra fresca, cana-de-açúcar e folha de palma.
O cartão de fibra fresca é uma matéria-prima renovável, com origem na madeira, que assegura um contacto direto perfeito com alimentos secos, húmidos e gordurosos, sem a presença de quaisquer resíduos químicos.
Os descartáveis hôma produzidos a partir da planta de cana-de-açúcar podem ser utilizados no micro-ondas até um máximo de cinco minutos a 100ºC. Os talheres, por exemplo, são de origem de milho e resistentes ao calor (C-PLA); já as palhinhas de bioplástico, que resultam de plástico produzido a partir de fontes renováveis de biomassa, são adequadas a bebidas frias.
Os pratos e as taças feitos a partir de uma seleção cuidada de folhas da folha de palma (folhas de palmeira caídas e posteriormente secas, limpas e prensadas em diferentes formas com recurso ao calor) são outra excelente alternativa aos descartáveis de plástico, visto que, para além de assegurarem um sabor neutro, são simultaneamente impermeáveis e resistentes ao calor – ideais para levar ao micro-ondas e, também à prova de água.
Conheça a gama completa de produtos descartáveis hôma numa loja perto de si ou em homa.pt e deixe a natureza em festa nos seus momentos de lazer e convívio ao ar livre. Todos os produtos são compostáveis, sem qualquer limitação após a sua utilização!